jueves, 7 de mayo de 2009

Cabelos Sedosos (receitas caseiras)

Todos sempre receitam cremes caseiros para manter os cabelos bonitos. A verdade é que essas receitas apenas ajudam a manter o brilho que, naturalmente existe e nós inconsequentemente não preservamos. Uma má alimentação, abuso de químicos e sedentarismo são algumas das coisas que prejudicam o bom desenvolvimento dos mesmos.

CABELOS SECOS:
Um copo de iogurte natural
Uma colher de sopa de mel
Metade de um abacate médio
Uma gema de ovo
Um colher de azeite de oliva extra virgem

Bater tudo no liquidificador e aplicar nos cabelos antes da lavagem, deixar na toca térmica por aproximadamente 20 minutos. Lavar bem e condicionar com produtos a base de trigo, aplique uma pequena porção de óleo de semente de uva nas pontas e deixe secar naturalmente

CABELOS SEM BRILHO

Bater uma maçã com um copo de água mineral, coar e aplicar o suco nos cabelos após a lavagem (fazer cada vez que lavar os cabelos).

CABELOS OLEOSOS

Uma dica é passar vinagre de maçã antes da lavagem e nunca condicionar a raiz

CABELOS CLAROS
Para dar brilho aos cabelos louros, fazer um chá da casca da cebola amarela passar nos cabelos e expor ao sol durante uns 15 minutos (obs. fazer duas vezes na semana, não produz mau cheiro nos cabelos)
Para clareá-los um pouco mais, use produtos a base de camomila, ou o próprio chá da camomila com leite.

CABELOS CACHEADOS

Para muitos parecem rebeldes, mas para manter os cachos, é sempre bom penteá-los com pentes de dentes largos ou com os dedos e sempre que estiverem molhados, lavá-los a cada dois dias para manter a humidade e cortá-los em degradê para dar balanço. Tenho um segredo infalível para ajudar os cachinhos.
Misture ao creme de hidratação um copo de iogurte natural e uma colher de óleo de sua preferência (sugiro semente de uva).
Outra dica é sempre mudar de produto (shampoo, condicionador, leave-in, etc), abuse de produtos a base de trigo e não esquecer do filtro solar, os cachos são muito sensíveis aos raios solares.

CABELOS ALIZADOS

Para esse tipo de cabelo o ideal é fazer a hidratação uma vez na semana com produtos indicados para a ocasião. A dica é sempre usar vinagre de maçã antes da lavagem ou neutralizante uma vez na semana para tirar os resíduos deixados pelo alisante. Antes de hidratar use uma massa feita com 3 tomates grandes batidos no liquidificador com uma colher de vinagre, essa mistura evita a queda excessiva dos fios.
Para os fios ressecados abuse da queratina.

Para uma mulher mater seus cabelos sedosos é "custoso", ainda que use produtos naturais. Pelo menos uma vez ao mês visite seu cabelereiro, vale a pena se cuidar.